sexta-feira, 14 de maio de 2010

Fórmula 1: 60 anos de história






A realização do Grande Prémio do Mónaco, no próximo domingo, coincide com a passagem dos 60 anos de existência da Fórmula 1. De facto, foi a 13 de Maio de 1950 que se disputou, no abandonado aerodromo britânico de Silverstone, o primeiro grande prémio da história da disciplina máxima do desporto automóvel, com a vitória a pertencer ao italiano Giuseppe 'Nino' Farina, ao volante de um Alfa Romeo 158.

Nesse sábado da Primavera de 1950, no então Grande Prémio da Europa, anunciado como a 'primeira corrida de Fórmula 1', alinharam na grelha de partida 21 monolugares conduzidos por pilotos da Argentina, Bélgica, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Itália, Mónaco, Suiça e Sião (hoje Tailândia).

A largada foi dada às 14.30 horas locais e a Alfa Romeo dominou a prova ao arrebatar os três lugares do pódio, com 'Nino' Farina a ser secundado pelo seu compatriota Luigi Fagioli e pelo inglês Reg Parnell. Apenas onze pilotos completaram as 70 voltas ao circuito improvisado na pista do aerodromo de Silverstone.

Mas esta primeira prova do Mundial de Formula 1, das sete disputadas nesse ano (Mónaco, 500 Milhas de Indianápolis, Suiça, Bélgica, França e Itália foram as restantes), teve algumas curisosidades, entre elas, segundo as crónicas da imprensa da época, o facto dos Alfa Romeo não terem arrancado quando às 14.29 horas soou a sirene que marcava o início da prova. Ao que parece, o responsável da marca italiana, o senhor Guidotti, disse faltarem 30 segundos para o horário oficial. Às 14.30 horas foi então autorizada a partida.

A classificação da primeira corrida da história da Fórmula 1, em Silverstone, foi a seguinte:

1º Giuseppe 'Nino' Farina (ITA/Alfa Romeo), 70 voltas em 2h13m23s6
2º Luigi Fagioli (ITA/Alfa Romeo), a 2,6 seg.
3º Reg Parnell (ING/Alfa Romeo), 52 seg.
4º Yves Giraud-Cabantous (FRA/Talbot-Lago), a 2 voltas
5º Louis Rosier (FRA/Talbot-Lago), a 2 voltas
6º Bob Gerard (ING/ERA), a 3 voltas
7º Cuth Harrison (ESC/ERA), a 3 voltas
8º Philippe Etancelin (FRA/Talbot-Lago), a 5 voltas
9º David Hampshire (ING/Maserati),- a 6 voltas
10º Joe Fry/B.Shawe-Taylor (ING/Maserati), a 6 voltas
11º Johnny Claes (BEL/Talbot-Lago), a 6 voltas

Não terminaram:
Juan Manuel Fangio (ARG/Alfa Romeo), a 8 voltas/fuga de óleo
Joe Kelly (IRL/Alta), a 13 voltas/não classificado
Príncipe Birabongse Bhanubandh (TAI/Maserati), a 21 voltas/pane seca
David Murray (ESC/Maserati), a 26 voltas/motor
Geoff Crossley (ING/Alta), a 27 voltas/não classificado
Emmanuel de Graffenried (SUI/Maserati), a 34 voltas/motor
Louis Chiron (MON/Maserati), a 46 voltas/embraiagem
Eugène Martin (FRA/Talbot-Lago), a 62 voltas/pressão do óleo
Peter Walker/Tony Rolt (ING/ERA), a 65 voltas/caixa de velocidades
Leslie Johnson (ING/ERA), a 68 voltas/compressor

Melhor volta: Giuseppe 'Nino' Farina (ITA/Alfa Romeo), em 1m50s6, na 2ª volta

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