quinta-feira, 17 de junho de 2010

Opel Astra Sports Tourer: Ainda mais familiar







O Salão Automóvel de Paris, a decorrer na capital francesa de 2 a 24 de Outubro próximo, foi o palco escolhido para a estreia mundial da versão carrinha da nova geração do Opel Astra, com a denominação Sports Tourer, tal como já sucede com a do modelo do segmento do superior, o Insignia.

A nova proposta da marca de Rüsselsheim, com início de comercialização previsto para o final do ano, acrescenta ao dinamismo da gama Opel Astra uma maior polivalência e mais espaço de carga, cujo volume varia entre os 500 e os 1.550 litros, em função da configuração do banco traseiro. E uma das novidades a salientar na nova Opel Astra Sports Tourer está precisamente aí, com a estreia do sistema FlexFold, que permite que cada secção das costas do banco traseiro possa ser rebatida (60/40) com o simples pressionar de uma tecla situada nas laterais da bagageira.

O interior é em tudo semelhante ao da versão de cinco portas da nova geração deste modelo, ainda que tenham sido aumentados 25 litros em espaços para arrumação de pequenos objectos.

Do ponto de vista estético, o desenho desta nova variante foi muito bem conseguido, já que se soube 'alargar' as linhas dinâmicas do Opel Astra de cinco portas e integrar muito bem o portão traseiro no conjunto da carroçaria.

A nova Opel Astra Sports Tourer beneficia de todos os avanços tecnológicos introduzidos na berlina, como o sistema de suspensão de controlo electrónico FlexRide, que se adapta continuamente às alterações das condições do piso e ao tipo de condução adoptada. Por outro lado, oferece também os sistemas de iluminação adaptativa AFL+ e de câmara frontal Opel Eye, que reconhece os sinais de trânsito e avisa quando involuntariamente o condutor sai da sua faixa de rodagem. E para evitar surpresas quando é utilizada no reboque de atrelados, está disponível, em opção, o sistema electrónico Trailer Stability Assist da Opel.

Quanto a motores, o leque é o mesmo da actual gama do Opel Astra, embora seja estreada uma nova variante, de 120 cv, do motor a gasolina 1.4 Turbo, que já existe com 140 cv. Ao todo são oito as opções, que variam entre os 95 cv, do turbodiesel 1.3 CDTi, e os 180 cv do motor a gasolina 1.6 Turbo.

Para breve está prevista a introdução da tecnologia Start/Stop, que desliga e liga o motor sempre que a viatura se imobilize nas filas de trânsito, nos semáforos, etc., permitindo desse forma reduzir os consumos e baixar os níveis de emissões dos gases de escape.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Novo Volkswagen Jetta: Mais ambicioso





O novo Volkswagen Jetta apresta-se para em breve chegar ao mercado europeu, e com maiores ambições fruto das melhorias introduzidas em diferentes capítulos, o mais importante dos quais diz respeito ao aumento das suas dimensões, pois cresce nada menos do que 9 cm no comprimento, que passa a ser de 4,64 m, para 1,78 m de largura e 1,5 m de altura.

Também a distância entre-eixos aumenta 7 cm, com os benefícios a reflectirem-se sobretudo no habitáculo, permitindo aos passageiros do banco traseiros disporem agora de mais 6,7 cm no espaço para as pernas.

Com o aumento das dimensões, esta nova geração aproxima-se ainda mais do seu irmão maior, o Volkswagen Passat. Já em relação ao aspecto exterior, o seu desenho vai buscar alguns detalhes aos modelos da marca que recentemente foram objecto de renovação, como c Phaeton e o Touareg.

Quanto a motores, todos eles turbo e dentro de uma estatégia de redução de consumo e de emissões poluentes, o novo Volkswagen Jetta oferece uma gama alargada, a gasolina e Diesel. No primeiro caso, vão estar disponíveis quatro propulsores de quatro cilindros, a saber: 1.2 TSi de 105 cv; 1.4 TSi de 122 e 160 cv; e 2.0 TSi de 200 cv. Os turbodiesel resumem-se, para já, ao 1.6 TDi de 105 cv e ao 2.0 TDi de 140 cv.

Todos estes motores, à excepção do turbo a gasolina 1.2 TSi, podem ser associados a caixas automáticas DSG de seis e sete velocidades, em função da motorização.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Seat Leon by Tiago Monteiro


O piloto português Tiago Monteiro volta a associar o seu nome a uma nova edição especial do Seat Leon FR,disponível no mercado nacional já a partir deste mês e pelo preço de 33.080€.

Esta nova edição especial, que tem por base o actual Seat Leon FR equipado com o motor turbodiesel 2.0 TDi de 170 cv, distingue-se pelo acréscimo de equipamento que oferece, com destaque para os bancos desportivos em alcantara e com o logótipo FR, para as jantes em liga leve de 18" Ibera, para o sistema de navegação com ecrã táctil (Seat Media System) com Bluetooth e DAB (Digital Audio Broadcast), para os faróis Bi-Xénon adaptativos com luzes diurnas e para os sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro) com sistema óptico de estacionamento.

O novo Seat Leon FR by Tiago Monteiro é proposto apenas nas cores branca e preta.